Duas Barras - entre mestres foliões e calangueiros
Nos dias 21 e 22 de Outubro de 2006, esteve em Duas Barras – Município do Rio de Janeiro – a equipe formada por Edmilson Santos, Carlos Eduardo Costa e Antonio Carlos Gomes. Duas Barras possui um pequeno centro histórico. As casas, no estilo neo-colonial, datam do século XIX. A população negra reside, majoritariamente, na periferia da cidade.
A praça do município é um local privilegiado para contatar as pessoas. Lá encontramos todos os nossos entrevistados. Foram eles: Seu Nilton (grande calangueiro e respeitado Mestre de folia), Miltinho (participante do mineiro-pau), D. Marli (calangueira de renome, que participa ativamente da folia, além de ser uma respeitada curandeira), Seu Zé Pretinho (organizador do mineiro-pau e ex-mestre- folião) e Seu Silvino (mestre-folião, indivíduo engajado politicamente na organização das folias em Duas Barras).
As expressões culturais da região são o mineiro-pau, a folia de reis e o calango. O calango e a folia de reis apresentam características peculiares. Tal qual no jongo, em Duas Barras essas expressões culturais têm seus mistérios.