Ana Maria Mauad
Coordenadora do Projeto
Sons e imagens da rememoração: narrativas e registros das identidades e alteridades afro-brasileira nos séculos XIX e XX , projeto desenvolvido entre janeiro de 2011 e janeiro de 2013, com o apoio financeiro do edital Universal CNPq - Faixa C, contou com a participação de um conjunto de professores ligados ao Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, dentre os quais: a professora Hebe Mattos, especialista em história da escravidão e da sua memória no pós-abolição, uma das importantes responsáveis pela internacionalização das pesquisas sobre comunidades afrodescendentes no Rio de Janeiro, sua luta pela terra e acesso a cidadania, vem ampliando o papel dos estudos sobre comunidades afro-brasileiras no âmbito da história pública, em parceria com professora Martha Abreu, especialista em história cultural das populações afrodescendentes nas Américas, com ênfase nas manifestações musicais e nas performances da memória – teatro, dança, etc.; professora Mariza Soares especialista em história da diáspora africana nos séculos XVII e XVIII, com ênfase nas práticas e representações religiosas estudadas através das Irmandades, é responsável juntamente com doutoranda Denise Demétrio pelo projeto Escravidão Africana nos Arquivos Eclesiásticos-EAAE, que integra uma rede internacional de estudos sobre o tema; o professor e fotógrafo Milton Guran, consultor da UNESCO no projeto “Rotas de Liberdade”, especialista nos estudos sobre o fluxo e refluxo da população africana no Atlântico, com ênfase na análise e produção de fontes fotográficas e orais sobre escravos retornados para a Costa Ocidental da África, onde se estabeleceu a comunidade dos agudás reconhecidos como “brasileiros do Benin”; professor Paulo Knauss, estudioso de história visual e suas relações com a memória histórica. O projeto contou com minha coordenação, professora Ana Maria Mauad, estudiosa dos processos de construção da memória social por meio de palavras e imagens.
Dentre os professores convidados contamos com a participação do professor Fernando Dumas, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz e estudioso das práticas medicinais tradicionais com destaque para a memória ancestral de cura das populações negras na zona portuária do RJ; Francisco das Chagas Santiago Junior professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e estudioso das representações das religiões afro-brasileiras no cinema, e, finalmente, a professora Ana Carolina Maciel estudiosa da memória do audiovisual no Brasil.
Todos esses pesquisadores se organizaram em torno do objetivo central do projeto que foi o estudo da história da memória afro-brasileira por meio de seus processos de rememoração em sons e imagens. Os nossos estudos e seus resultados podem ser divididos em três percursos: 1. Percurso conceitual: delimitação do campo de estudos sobre história da memória afro-brasileira e os conceitos operacionais para a sua consolidação: fontes de memória; o par identidade/alteridade; bricolagem da memória; 2. Memória-Arquivo: organização de uma base documental que incluiu: fontes orais, fontes sonoras, fontes visuais, fontes audiovisuais e fontes escritas; 3. Memórias em movimento: que reúne a produção videográfica sobre as performances da memória afrodescendente no Brasil e na África e os resultados do Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil, realizado como parte do projeto da UNESCO, “Rotas da Liberdade”.
Assim o que produzimos como resultado do projeto formam as bases para futuras pesquisas, textos analíticos que se debruçam sobre os processos históricos e textos videográficos voltados para um público mais amplo e para o seu aproveitamento dentro do ambiente escolar, com vistas fornecer subsídios para a valorização e o estudo da história e da cultura das populações afro-brasileiras em diferentes níveis de escolaridade.
(Para ler o texto completo de divulgação do projeto, veja o anexo a seguir:)
Sons e Imagens da Rememoração - Texto de divulgação (completo).pdf
Veja também o relatório final e o vídeo do projeto, ambos divulgando os resultados do projeto:
Relatório Final do Projeto Universal - CNPq 2011-13.pdf
Vídeo do projeto Sons e Imagens da Rememoração
SUBPROJETOS:
- As identidades afro-brasileiras em movimento: jongos, calangos e folias
- Projeto Escravidão Africana nos Arquivos Eclesiásticos - EAAE
- O Negro Horácio - A primeira escultura de um africano do Brasil e a escultura etnográfica no século XIX
- Tradições em movimento: imagens e sons luso-brasileiros na África Ocidental
OFICINAS DO LABHOI:
- Oficina nº 1: Tratamento de fotografias em acervos museológicos - Profª. Dra. Solange Ferraz de Lima
- Oficina nº 2: Cinema e Historiografia - Prof. Dr. Francisco das Chagas Santiago Júnior
- Apresentação 1 (Oficina da tarde): Cinema, história e historiografia
- Apresentação 2 (Oficina da noite): História do negro no cinema brasileiro