Desde 1982, o LABHOI é referência na metodologia de história oral no Brasil. Seu arquivo de história oral começou a se formar com o arquivamento de entrevistas em fita cassete e hoje está todo digitalizado. Em sua maioria, nossos novos projetos de história oral trabalham com entrevistas em suporte audiovisual. As entrevistas de história oral arquivadas no LABHOI foram produzidas em projetos com a metodologia de história oral, por historiadores profissionais e também por alunos de pós-graduação e de graduação. O caráter de material de exercício e treinamento confere especificidade a parte do acervo e traduz a dimensão pedagógica do LABHOI. No momento, trabalhamos para indexar todo o material arquivado em um único banco de dados que permita a consulta através deste site. Por enquanto, disponibilizamos o Acervo UFF/Petrobras Cultural Memória e Música Negra, com entrevistas em suporte audiovisual realizadas de 2003 a 2007, e a listagem dos projetos de história oral com material arquivado digitalizado e aberto à consulta.
O Arquivo online do acervo oral do LABHOI formado entre 1994 e 2005, listado por projetos.
Arquivo online do acervo de história oral do LABHOI/UFF, em suporte audiovisual, formado pelos projetos Memórias do Cativeiro e Jongos, Calangos e Folias: Música negra, memória e poesia, coordenados por Hebe Mattos (UFF/UFJF) e Martha Abreu (UFF/UNIRIO). Reúne entrevistas com camponeses negros descendentes da última geração de africanos capturados na África para o trabalho forçado nas fazendas cafeeiras do Vale do Paraíba fluminense e performances de manifestações culturais de verso, música e dança que evocam sua memória, num total de 150 registros. A página inicial com um mapa do Rio de Janeiro dá acesso às entrevistas filtradas pela região geográfica em que foram desenvolvidas (Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Paraíba (Sul); Vale do Paraíba (Norte) e Baixada Fluminense). O campo aplicar (desde de que sem nada registrado nas funcionalidades BUSCA, CÓDIGO DO ITEM e PALAVRAS CHAVES) dá acesso à lista em pdf das fichas técnicas das 150 entradas, com links para uma ficha de decupagem do vídeo e para a visionagem do mesmo. A partir desta lista em pdf, é possível pesquisar por nomes ou datas, com o uso da busca do google. O banco de dados foi desenvolvido em software livre, em 2007, por Ana Paula Serrano. As funcionalidades BUSCA, CÓDIGO DO ITEM e PALAVRAS CHAVES estão desativadas, em fase de reformulação. O uso das informações e imagens está autorizado, para fins culturais e educacionais, mediante citação dos direitos autorais do LABHOI/UFF. O acervo foi a base dos filmes historiográficos Memórias do Cativeiro (2005) e Jongos, Calangos e Folias (2007).
Acervo Niteroi: Corpo-oralidade e história de vida
O projeto Corpo-oralidade e história de vida (Grupo semanal de Biodança) busca desenvolver ações extensionistas ao promover a interação entre universidade e sociedade valorizando memórias individuais e coletivas no contexto do envelhecimento. As atividades ocorrem no Programa de Extensão do LABHOI (LABHOI-PROEXT/UFF) e no Programa Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa (UFF-ESPA/UFF). O trabalho de história oral de vida se entrecruza com a prática da Biodança reconhecida, desde 2017, pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares PNPIC do SUS. A Biodança é um sistema vivencial que promove a integração afetivo-social por meio da dança, da música e do encontro - a partir de três dimensões relacionais: consigo mesmo com os outros e com o ambiente. Os exercícios corporais buscam nesse projeto promover a qualidade de vida das pessoas idosas ao fortalecer os vínculos afetivos e as redes de apoio intergeracionais com graduandos da UFF. A pesquisa-intervenção (história oral participativa) busca registrar e analisar memórias autobiográficas. O encontro entre biodança e história oral promove a sensibilização corporal e a escuta de narrativas contadas e dançadas para fortalecer novas sociabilidades Entre as principais atividades planejadas destacam-se : 1 - encontros semanais de Biodança 2h30min; 2 - entrevistas públicas gravadas com diretrizes éticas de autorização e acesso livre; 3 - catalogação e disponibilização das entrevistas no podcast Histórias de Vida e Biodanza; construção de um acervo oral colaborativo A interação com discentes de História e Serviço Social da UFF busca fomentar o diálogo entre corporeidade e história; bem como: ampliar o acesso às práticas integrativas de cuidado e bem-estar As vivências propostas catalisam o movimento através da emoção integrando o cognitivo perceptivo sensorial e intuitivo O projeto fortalece os vínculos do grupo do Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa. Entrecruzando memória e história busca-se trazer os passados presentes nos corpos por meio das histórias narradas e dançadas coletivamente APOIO: IHT-UFF; PPGHUFF; ESS; UFF-ESPA Espaço Avançado de Atendimento à Pessoa Idosa; Escola de Biodanza Rio-Barra SRT.
Educação Libertária em Trajetórias. Podcast. 2022-2023

História
História

