Skip to content

Niterói de Todas as Gentes: Memória e Comunidades de Sentido entre o Local e o Global


O projeto  Niterói de todas as gentes: Memória e Comunidades de Sentido entre o local e o global  desenvolve-se como parte das atividades do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Volta-se para a consolidação do Labhoi como referência para a pesquisa sobre história da memória, por meio de fontes orais e visuais. Objetiva através do mapeamento detalhado dos arquivos sonoros, visuais e audiovisuais divulgar a base de dados do Labhoi, com principal destaque para os registros relativos à história de Niterói, nos temas sobre imigração - portuguesa, italiana e espanhola; festas e o carnaval; trabalhadores da construção naval; personalidades de destaque da história da cidade; e os eventos que abalaram a cidade: o quebra-quebra das barcas (1959) e o incêndio do Gran-Circus Norte-Americano (1961). Além dos demais arquivos que resultam de projetos coordenados pelas/os pesquisadores/as do Labhoi, organizados em suas linhas de pesquisa: Memória, Áfricas, Escravidão; Fotografia, Arte, Mídias; História Pública.
 
O estágio que a pesquisa se encontra no momento: 
 
O projeto iniciou-se no final de 2020 com previsão de conclusão para 2024. Estamos atualmente fazendo o relatório parcial das atividades já desenvolvidas:
 
  • identificação das séries arquivísticas - projeto a que esteve vinculado;
  • tipologia documental;
  • tamanho do arquivo (itens, horas, bytes).
 
Paralelamente, estamos produzindo vídeos para divulgar o projeto e valorizar o investimento público no acesso democrático à informação. 
 
O projeto  foi apoiado pela verba da Emenda Parlamentar 35780009/2020, proposta pelo Deputado Rodrigo Maia. Com os recursos consolidamos através de um servidor robusto o acesso remoto ao banco de dados, sua ampliação e possibilidades de extroversão do material arquivado. Como também implementamos bolsas de apoio técnico e de iniciação científica capacitando nossos/as estudantes nas metodologias de história da memória e no manejo das fontes de memória - orais, visuais e audio visuais.
 
O impacto que ela causa. 
 
Trata-se de um projeto de forte impacto no campo dos estudos históricos por disponibilizar de forma remota um rico banco de dados sobre as diferentes comunidades de sentido que fazem parte da história da cidade, mas também do país. Paralelamente, investe na capacitação de pessoal de nível superior em metodologias de ponta para a produção do conhecimento histórico. Por fim, mas não menos importante, disponibiliza um rico material sobre a história da cidade na sua relação com os temas sensíveis do tempo presente.
 
Conheça o LABHOI e quem faz parte dele
 
 

 

Conheça a sala de defesas e conferências

 

 

Professor Responsável: 
Ana Maria Mauad
Origem: 
Pesquisa do LABHOI
Linha de Pesquisa: 
Américas, Política, Comunidades