Skip to content

A Época dos Operários Navais

Coordenadora: Angela de Castro Gomes
Equipe: Paulo Cesar Araújo e Fernando Luiz Vale Castro.

O objetivo deste projeto foi o de estudar um dos grupos de ofício mais antigos e ativos da cidade de Niterói, recuperando sua história recente, e socializar um grupo de alunos da graduação de História com a metodologia da História oral.

A estratégia de contatos utilizada foi ter como base a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Operários Navais de Niterói e São Gonçalo, onde se reúnem mensalmente trabalhadores e ex-militantes sindicais, para discutir, predominantemente, questões relativas à sua situação de vida atual e também para rememorar seu passado de vitórias e de derrotas.

As quatro entrevistas que se seguem são, portanto, a materialização deste projeto de ensino e pesquisa, intitulado "Memória dos operários navais de Niterói", que procura registrar a trajetória de alguns trabalhadores e sindicalistas que viveram nesta cidade e freqüentaram seus estaleiros e sindicato, estando também vinculados à associação dos aposentados hoje existente. Os quatro depoentes são os Srs. Irineu José de Souza, Rosalvo Constâncio Felippe, Benedito Joaquim dos Santos e Eduardo Chinelli. Cada um deles, como o leitor poderá verificar, traz contribuições preciosas tanto para a recuperação da história da cidade, seus espaços de trabalho e lazer, como para a história das lutas dos trabalhadores, com suas continuidades e descontinuidades, especialmente nas décadas de 1950, 1960 e 1970, momento em que os "operários navais" são, em grande parte, convertidos em metalúrgicos.

Produtos: