Tropas em protesto: Manifestações Policiais Militares No Brasil - Anos 1990

As entrevistas transcritas (acervo de história oral “Tropas em protesto”), com PMs de quatorze estados brasileiros1, apontam as reivindicações dos militares estaduais em meio a uma crise de pertencimento: “pertencer ao movimento grevista” e “pertencer à corporação militar”. Em 1997 os membros da corporação perceberam, em meio às punições corporativas, a importância do direito à greve e das discussões sobre desmilitarização da atividade policial.

As entrevistas, realizadas a partir da metodologia de história oral, com policiais militares brasileiros que integraram o ciclo nacional de protestos do ano de 1997 foram realizadas durante a pesquisa de doutorado “Tropas em protesto” (Programa de Pós-Graduação em História Social/USP, 2010) – realizada por Juniele Rabêlo de Almeida, atual professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense. As narrativas (total de 47 entrevistas e 30 narrativas públicas – transcrições disponíveis) foram catalogadas no Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo/Neho-USP - fitas cassetes e transcrição. Durante o ano de 2018 e 2019 o acervo foi disponibilizado em plataforma virtual (site www.labhoi.uff.br - infraestrutura de armazenamento criada para o projeto no Arquivo Digital LABHOI/UFF). O material foi catalogado e digitalizado para facilitar o acesso público – com a criação de perfis específicos para cada entrevistado.

1. Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Professor Responsável:
Juniele Rabêlo de Almeida